Nobel em Economia


Instituído mais de 70 anos depois do prêmio Nobel o Sveriges Riksbank, o banco central da Suécia, instituiu o "Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel", incorretamente referido como "Prêmio Nobel da Economia" e concedido a partir de 1969. Devido ao fato de ser dedicado em memória de Alfred Bernhard Nobel, o prêmio passou a ser freqüentemente referido como "Prêmio Nobel da Economia", mas a denominação é contestada pelos mais tradicionalistas e pelos descendentes do benfeitor sueco, inclusive por não ser pago com o dinheiro privado da Fundação Nobel, mas sim com dinheiro público do Banco Central da Suécia. Por causa dessa confusão, decidiu-se que não seriam criados mais prêmios em memória de no futuro.

O ganhadores são também escolhidos pela Academia Real das Ciências da Suécia, o "Prêmio Nobel da Economia" é entregue na mesma ocasião que os prêmios originais.


Ragnar Anton Kittil Frisch



Ragnar Anton Kittil Frisch


Economista norueguês nascido em Oslo capital da Noruega (*1895 †1973). Foi premiado com o Prêmio de Ciências Econômicas em 1969. Formou-se em Economia e doutorou-se em 1925, pela Universidade de Oslo. Para aprofundar os seus conhecimentos nos domínios da Economia e Matemática viajou por países como a França, Alemanha, Inglaterra, EUA e Itália. Foi Professor na Universidade de Oslo, diretor do Economic Institute, departamento dessa mesma universidade, e diretor da revista Econometrica. Em 1930, como professor visitante na Universidade de Yale, fundou a Econometric Society. Frisch foi um pioneiro em econometria, ramo da ciência econômica que consiste no emprego de fórmulas matemáticas para analisar quantitativamente os fenômenos. Em 1969 partilhou com Jan Tinbergen, o primeiro Prêmio Nobel da Economia a ser atribuído, pelo desenvolvimento e aplicação de modelos dinâmicos na análise dos processos econômicos.


Contribuições:


Frisch era um dos fundadores da economia como uma ciência moderna. Ele fez vários avanços significativos no campo da economia e cunhou vários termos novos como econometria e macroeconomia. Em 1926 O seu artigo sobre teoria de consumidor ajudou na pesquisa de Neo-Walrasian.

Em 1965 ele formalizou a teoria de produção

Em econometria ele trabalhou séries de tempo (1927), análise de regressão linear (1934).

Com Frederick Waugh, ele introduziu em 1933 o célebre teorema de Frisch-Waugh às vezes chamado o teorema de Frisch-Waugh-Lovell. .

Ele também introduziu a econometria para modelar para o governo o planejamento econômico e contábil. Ele era um dos fundadores da Sociedade de Econometria e editor de Econometria durante mais de vinte anos.

A Medalha de Frisch, nomeada em sua honra, é determinada a cada dois anos para o melhor artigo publicado em Econometria.