china , russia , dolar , crise americana, China e Rússia renunciam o dolar


A recente reunião entre primeiros-ministros russo e chinês Vladimir Putin e Wen Jiabao, criou uma sensação financeira, Wen disse que as duas nações poderiam resistir à crise financeira global se juntassem as forças; Putin urgiu ir mais distante e deixar de usar dólares norte-americanos em determinações russo-chinesas.
No inicio deste ano o Presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad e o líder venezuelano Hugo Chavez voltaram-se contra o dólar ao pedir para os sócios da OPEP que deixassem de usar o dólar nas determinações relacionadas ao petróleo. Eles argumentaram que a “moeda corrente verde” em longo prazo não era mais estável e previsível.
Peritos diferem nesta conta, Igor Nikolayev, analista estratégico principal a FBK empresa examinando privada, falou de forma cética: “Eu penso que era uma declaração política em lugar de uma decisão econômica. Há um sentimento público dominante que os Estados Unidos são a fonte de todo o mal, assim deixemos de usar o dólar,”.
A pessoa tem que ter em mente, entretanto, que alguma outra moeda corrente precisará ser achada para substituir o dólar para determinações internacionais. Para a China é improvável usar o rublo, e para a Rússia seria igualmente relutante ao aceitar o yuan.
"Eles poderiam optar pelo euro, mas seu futuro é incerto, enquanto especialmente considerando desenvolvimentos atuais em mercados financeiros globais. Também está obscuro se a China estaria contente em começar usando o euro enquanto a maioria de suas reservas internacionais é segurada em dólares,” ele somou.
Andrei Marinchenko, diretor geral da companhia de Kalita-finanças, disse a idéia era bastante realística. Além disso, ele pensa que o rublo teria uma boa chance ser selecionado como uma moeda corrente de reserva, principalmente porque o chinês esta desapontado com o dólar e ainda não esta acostumado a usar o euro.
Só o tempo mostrará o que é certo, mas deixar de usar o dólar em determinações russo-chinesas é uma decisão muito importante, que aponta razões puramente políticas.

Minha opinião
Sei que tudo isso não passa de especulação, mas no íntimo de cada um de nós floresce um sentimento de repúdio relacionado á economia e a moeda americana. Conversando com alguns amigos cheguei ao ponto de imaginar um mundo sem a prepotência e arrogância de um único país monopolista , com oportunidades multidirecionais e equilibradas .
Deixemos de lado a utopia e aproveitemos a oportunidade para focar nossos esforços na criação de um sistema econômico que atenda pelos menos o quesito multidirecional, a crise pode ter abalado algumas estruturas importantes, mas trouxe consigo a oportunidade de renovação.